Uva: a fruta dos deuses e da longevidade

Uva: a fruta dos deuses e da longevidade

Confessa: a única coisa melhor que um bom cacho de uvas é um copo de suco de uvas bem geladinho. Antigamente, as doces e nutritivas uvas eram chamadas “alimentos dos deuses”, e os homens as louvavam desde os tempos remotos. Para termos uma noção, foram encontradas sementes de uvas em túmulos egípcios, e o Velho Testamento conta histórias bíblicas sobre o cultivo desta fruta.

Mais sobre a uva

Matéria prima para os vinhos e as uvas passas, há mais ou menos cerca de 50 variedades de uvas, de cores que vão do quase branco ao verde, e do rosado ao vermelho, ao púrpura e ao preto. Muitas não têm sementes; e “cá pra nós”: todas são deliciosas.

Benefícios da uva para a saúde

A uva é rica em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. É, também, uma fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue.

Eliminando toxinas

O consumo de uva também estimula os sucos digestivos, a ação intestinal, além de limpar o fígado e eliminar o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso como poucas outras frutas fazem. Na França, por exemplo, muita gente come apenas uvas na época, como um modo natural de limpar e estabelecer um equilíbrio alcalino-ácido no organismo. Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer onde as uvas são mais consumidas do que em outras regiões.

Alerta com o açúcar

Se você tem problemas de diabete, hiperglicemia, hipoglicemia ou qualquer outro problema de açúcar no sangue, deve evitar uvas e seus sucos, pois o alto teor de açúcar não é recomendável para quem apresenta estes tipos de problemas de saúde. Aliás, é justamente a doçura da uva que a torna tão atraente para crianças e adultos.

As melhores uvas

Se possível, compre uvas naturais. A uva deve estar fresca, brilhante, firme ao toque e no cacho, além de ter colorido vivo. Se comprar uvas do tipo verde, observe se estão levemente amareladas, indício de que se encontram maduras; as uvas vermelhas, rosadas ou pretas devem estar com um colorido por igual. As uvas podem estar claramente tratadas; neste caso se mostrarão por um fino pó branco. Evite-as ou lave-as muito bem com um produto e descarte os galhos.

DICAS

Quando você tirar uma uva do cacho, as demais deverão permanecer firmes; se várias caírem ou no cacho houver uvas murchas, meio soltas, não compre. Os cabinhos devem estar verdes, vivos; se estiverem marrons e ressecados, as uvas são velhas. Lave bem as uvas, seque-as e guarde-as na geladeira, onde podem ficar por uma semana ou pouco mais. E lembre-se: além de integrar misturas de sucos, as uvas e os sucos de uvas devem ser consumidos isoladamente para que se aproveitem todas as qualidades nutritivas. Aliás, vamos ver melhor quais são!

Qualidades nutritivas

As uvas são revitalizadoras, alcalinizantes, anti-reumáticas, diuréticas, servem como laxantes e possuem ações tônicas para o nosso sistema nervoso. Rica em carboidrato, possui também vitamina C e Complexo B.

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