Transtornos alimentares, um grande risco na gestação

Transtornos alimentares, um grande risco na gestação

Os transtornos alimentares (TA) são doenças psiquiátricas caracterizadas por alterações no comportamento alimentar. Os transtornos alimentares mais conhecidos hoje em dia são a bulimia e a anorexia nervosas.

A bulimia é caracterizada por episódios repetidos de compulsão alimentar, seguidos por métodos compensatórios inadequados para evitar o ganho de peso. Dentre os métodos mais comuns estão os vômitos provocados, uso abusivo de laxantes e/ou diuréticos, uso de medicamentos para perda de peso, jejuns e atividade física excessiva tudo isso para tentar compensar os exageros calóricos dos episódios de compulsão alimentar.

Por outro lado a anorexia nervosa é caracterizada pela recusa alimentar, busca exagerada pela magreza e distorção da imagem corporal, onde a pessoa passa se enxergar com muito mais peso do que realmente possui.

Um grande risco para as gestantes

Acredito que a busca desenfreada pelo padrão de beleza atual é um dos principais motivos que levam muitas mulheres a adquirirem transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia e hoje cada vez mais comum a pregorexia, que é medo excessivo de engordar durante a gestação. A pregorexia, termo que vem do inglês, pregnant (grávida) + anorexia é de origem popular e este nome não se aplica ao meio medico.

A pregorexia pode acometer, principalmente, pacientes que apresentaram ou apresentam algum tipo de transtorno alimentar, mas fatores genéticos e condições psicológicas também podem influenciar no desencadeamento desse transtorno. A complicação afeta gravemente a saúde do bebê, aumenta os riscos de aborto, nascimento prematuro e pode influenciar no desenvolvimento e crescimento do bebê.

Os sintomas mais comuns da pregorexia são a preocupação excessiva com as calorias dos alimentos que irá consumir, normalmente a gestante opta por comer isolada da família, assim as pessoas não percebem as restrições alimentares e também ela pode pular refeições importantes afetando diretamente o aporte calórico diário. Outros sintomas possíveis são exagerar na quantidade de exercícios físicos, uso de laxantes e/ou diuréticos e também a indução de vômito.

Tratamento para os transtornos alimentares

O tratamento da pregorexia consiste em ajudar a gestante na aceitação do corpo, compreensão das transformações durante este período importante, garantir uma dieta balanceada e claro, a família deve proporcionar total apoio a gestante, assim, inclusive evitando a depressão pos parto.

Garantir as necessidades energéticas e nutricionais da gestante é fundamental para promover um adequado ganho de peso e desenvolvimento do bebê e manutenção da saúde da futura mamãe. As dietas restritivas e outros comportamentos para controle de peso, como uso de laxantes e/ou diuréticos, vômitos e exercício físico excessivo, não devem existir durante a gestação.

Sabe-se que a atividade física com moderação e acompanhamento profissional faz bem para saúde da gestante e ainda pode auxiliar no trabalho de parto, contudo é importante destacar que durante a gestação a mulher possui as articulações mais fragilizadas, podendo os exercícios intensos provocar lesões. Em geral, mulheres com peso normal devem ganhar entre 10 e 14kg durante a gestação; mulheres acima do peso devem ganhar entre 7 e 10kg e mulheres abaixo do peso, entre 11 e 16kg.

Alimentação saudável durante a gestação

Em toda a gravidez a alimentação saudável deve ser levado em consideração. Não há cuidados nutricionais específicos a não ser os de uma alimentação balanceada, contemplando todos os grupos alimentares. Vale lembrar que distribuir os alimentos em várias pequenas refeições ao longo do dia auxiliará na digestão evitando a azia, muito comum durante toda a gravidez, variar a alimentação e evitar excessos, especialmente de sal, temperos artificiais, gorduras de origem animal e açúcares prevenindo assim o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial.

Conheça os alimentos, preocupe-se com a escolha alimentar, leia os rótulos, faça listas de compras, aprenda receitas novas e claro, não esqueça da boa hidratação, beber um adequado aporte de água irá auxiliar inclusive no tratamento da retenção de líquidos e inchaços durante a gestação.

Sobre Tainara Gobetti

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica Personalizada, acredita em uma nutrição descomplicada, funcional e gostosa. Atua através de um olhar específico sobre cada pessoa, suas individualidades e comportamento alimentar para a busca do equilíbrio entre mente e corpo saudável.
CRN: 10820
E-mail: [email protected]

Compartilhe !