Ovo de granja, caipira e orgânico: conheça as diferenças entre eles

Ovo de granja, caipira e orgânico: conheça as diferenças entre eles

Antes considerado o grande vilão da alimentação saudável e com fama de elevar o colesterol, hoje em dia, o ovo é visto como um excelente aliado a saúde cerebral e a memória por possuir colina. Uma ótima fonte de proteínas para fortalecer os músculos e o sistema imunológico. O alimento, rico em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, ainda é muito prático e versátil, oferecendo diversas maneiras de ser preparado. Mas existem algumas diferenças entre os variados tipos oferecidos no mercado. Saiba quais são.

Ovo de granja

Este é o tipo de ovo produzido em escala industrial. As galinhas ficam confinadas em gaiolas pequenas e comem sem parar, com luz acessas 24 horas para aumentar a produção. A alimentação é feita com farinha de uma fonte de proteína de baixo custo. As aves ficam mais suscetíveis a doenças e aumenta a necessidade de antibióticos.

Ovo caipira

De acordo com a legislação vigente, este tipo de ovo deve ser produzido por galinhas criadas soltas, ciscando livremente, e posto em ninhos cobertos. A alimentação destas aves é toda de origem vegetal e sem pigmentação. É usada nos ovos de granja para deixar a gema mais amarela artificialmente. Além disso, os animais não tomam hormônios para estimular seu crescimento nem antibióticos.

Ovo orgânico

Para produzir ovos orgânicos, as galinhas devem ser criadas em ambiente que preze pelo seu bem-estar e seu comportamento natural. São alimentadas de forma totalmente orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Este tipo de ovo não possui qualquer resíduo químico e apresenta até quatro vezes mais vitamina A do que o de granja. O produtor deve ter um certificado de que segue as normas do Ministério da Agricultura.

Estes diferentes tipos de criação de galinhas não influenciam em nada na cor da casca dos ovos. E não tem relação alguma com o valor nutricional do alimento. A cor da casca é definida exclusivamente pela raça da ave. A qualidade dos ovos é determinada pela alimentação e a criação que os animais receberam.

Confira essa Receita de omelete de forno deliciosa e nutritiva!

 

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !