O que é quinoa, conheça todos os benefícios para a saúde

O que é quinoa, conheça todos os benefícios para a saúde

Você já deve ter escutado falar sobre a quinoa; um alimento que caiu nas graças de quem busca uma qualidade de vida mais saudável. Motivos não faltam, afinal, ela propicia ao organismo uma gama de vantagens – principalmente para as pessoas veganas ou vegetarianas – devido ao seu alto valor proteico.

O que é a quinoa

A quinoa é vista no mercado como um “tipo de cereal” mais robusto em razão da alta concentração de proteína. Ela está sendo cada vez mais procurada e se tornando a “queridinha” das pessoas que buscam uma boa forma e um estilo de vida mais saudável e natural.

Apesar de muita gente confundi-la com um grão, a quinoa é, na verdade, uma semente. Mas não uma semente qualquer. Suas propriedades tornam a quinoa diferente das demais sementes, pois apresenta também grande concentração de fibras e de aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como a metionina e a lisina. Também estão presentes em sua composição o cálcio, o zinco e vitaminas do complexo B. Apesar de ser bastante consumida em grãos, também pode ser encontrada no mercado em flocos (como aveia) que podem ser adicionados em frutas, iogurte e shakes.

Benefícios da quinoa para a saúde

Rica em fibras, a quinoa é um alimento que auxilia no bom funcionamento do intestino e vai ajudar a controlar a glicemia, sua composição de vitaminas e minerais ajuda manter um funcionamento saudável do sistema nervoso. Como possui cálcio, é uma boa opção para o fortalecimento dos ossos, além de ser rico em proteínas, daí a grande procura por adeptos do vegetarianismo, importante para formação do músculo, ossos, sistema imunológico.

Proteína com carboidrato

A quinoa é um alimento muito versátil, e, por isso, pode ser introduzidas nas refeições e feitas de diferentes formas, como, por exemplo, em flocos para mingaus ou servidas na salada de frutas. Aliás, a quinoa em grãos irá ser uma opção na hora de substituir os carboidratos. Você deve estar pensando: “rica em proteína e carboidratos?” Sim, isso mesmo! Quando servida em grãos, ela irá substituir os carboidratos durante as refeições. Assim, você poderá variar seus pratos utilizando a quinoa no lugar dos alimentos de raízes, como da mandioca, inhame ou batata doce. Além disso, ela pode, até mesmo, substituir o arroz.

Isso mesmo; ela será uma boa alternativa ao arroz, com a diferença que cozinha rapidamente, em cerca de 20 minutos. Entretanto, já podemos consumi-las antes das refeições principais, como, por exemplo, no café da manhã, quando poderá ser servido com amêndoas ou leite de coco, além de acompanhar frutas e vegetais cozidos. Pode ser oferecida nas saladas também para abrir as refeições.

Versatilidade com saúde

A quinoa pode ser utilizada de diversas formas e por isso é considerado um dos alimentos mais versáteis. Podemos consumi-la, por exemplo, através das saladas; já pensou em fazer um tabule de quinoa? Hum, sem dúvida, você não irá se arrepender! Além disso, você pode usá-la também de forma mais sutil, ou seja, para rechear um tomate, uma berinjela, enfim, são muitos alimentos que podem ser acompanhados pela quinoa. Até pode ser usada como hambúrguer para substituir a proteína da refeição.

Como consumir a quinoa

A quinoa é um alimento que pode fazer parte do dia a dia do seu cardápio. É claro que tudo em exagero não é bom, por isso duas colheres de sopa por dia de quinoa pode ser suficientes para garantir todos os seus benefícios para a saúde. Entretanto, seu consumo não será restrito a essa quantidade diária, pois tudo vai variar dependendo do seu objetivo e da sua rotina.

Para um bom funcionamento do corpo

A quinoa se destaca em relação a outras sementes e grãos porque possui, como falamos acima, aminoácidos essenciais para que o corpo funcione de forma plena. Por isso é considerado uma semente proteica completa. Como se não bastasse sua boa concentração de proteínas e fibras – além das vitaminas de complexo B, do cálcio e do zinco que também mencionamos anteriormente – a quinoa também apresenta boa concentração de manganês e ferro.

Alívio de dores e estresses

Devido a boa quantidade de magnésio, a quinoa é um alimento que ajuda a reduzir crises de enxaqueca, uma vez que a substância age em nosso organismo relaxando a musculatura. O magnésio contido na quinoa também ajuda a no controle do diabetes tipo 2. Isso porque o magnésio ativa mais de 500 enzimas no corpo, incluindo as envolvidas na secreção de insulina. Outro importante nutriente presente na quinoa é a riboflavina, vitamina, que vai auxiliar o funcionamento do metabolismo levando mais energia para as células musculares e o cérebro.

Menos doenças e mais saúde

O consumo diário de quinoa pode evitar que a gente sofra com o aparecimento de diversas doenças. Quando introduzida de forma adequada em nosso cardápio, a quinoa pode nos ajudar nas doenças cardíacas, e pode ser utilizado para pessoas com doenças célicas e intolerantes ao glúten, pois é livre de glúten. Além disso, ela funciona como um potente antioxidante. Isso também irá fazer da quinoa uma excelente protetora das células e dos malefícios causados pelos radicais livres.

Você sabia que a quinoa também pode te ajudar a dormir e trabalhar melhor? Isso porque possui, entre seus aminoácidos, o triptofano, que pode ajudar regular o sono e com sono melhor conseguimos durante o dia está mais disposto.

Dica da nutricionista

A melhor forma de sabermos a quantidade ideal de quinoa que o nosso corpo pode demandar é passando por uma avaliação com um nutricionista! É ele quem irá avaliar e ajustar a dieta aos objetivos e necessidades de cada paciente.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !