Kombucha: o que é e os benefícios para a saúde

Kombucha: o que é e os benefícios para a saúde

A Kombucha é uma bebida probiótica que está caindo cada vez mais no gosto das pessoas que a conhecem. Feita a partir da fermentação do chá preto com açúcar (pode ser utilizado outros chás como hibisco, verde) a bebida vem sendo consumida no lugar dos refrigerantes por dois motivos: o primeiro porque promove a saúde e o segundo porque age em nosso organismo de forma benéfica! Vamos descobrir de que maneira!

Como o Kombucha é feito

Essa bebida, já disponível nas prateleiras dos supermercados, é proveniente de uma colônia de microorganismos que, em contato com o açúcar adicionado ao chá, realiza o processo de fermentação produzindo gás, um sabor refrescante, levemente borbulhante, doce e azeda com um cheirinho de frutas de dar ainda mais água na boca.

Mas não é no sabor que ela vem conquistando cada vez mais adeptos, preocupadas em viver bem e melhor. Os nutrientes contidos nessa bebida, produzidos a partir dessa fermentação são excelentes para a saúde, além de não conter aditivos químicos, açúcar em excesso e corantes artificias como os refrigerantes, que todos nós sabemos que não trazem nenhum benefício para saúde.

Benefícios para o organismo

O Kombucha tem em sua composição inúmeras espécies de bactérias e leveduras, polifenóis, enzimas, e ácidos, além de vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6 e B12. O ácido glucurônico contido no Kombucha é processado em grande quantidade no fígado humano saudável para desintoxicar o corpo. Ele ajuda a “reverter” os venenos e toxinas em nosso organismo, tanto ambientais, quanto as produzidos pelo nosso corpo. Além disso, ele é forte aliado contra o câncer, nos estudo em ratos, ele mostrou-se benéfico devido a sua capacidade limpar o organismo e impedir que se forme um ambiente favorável a instalação da doença.

Propriedades probióticas

Como toda bebida probiótica, o kombucha aumenta no intestino a concentração de bactérias “do bem”, que, além de auxiliarem a destruir microrganismos maléficos, ajudam regularizar a função do intestinal, com isso melhoram a prisão de ventre/constipação, auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico e ainda promovem a dissolução de gorduras produzidas no nosso corpo, ajudando na sua eliminação. Já que essas bactérias benéficas ajudam no processo correto de combate ao colesterol.

Além disso, muitos estudos em ratos vem demostrando benefícios dessa bebida como antioxidantes, controle de colesterol, prevenção do diabetes, melhor controle da pressão arterial, redução do estresse, melhora do metabolismo, redução de processo inflamatório, porém ainda precisamos de estudo em humanos.

Curiosidades sobre a kombucha

Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% derivado da fermentação no Kombucha não considerada alcoólica. O açúcar presente na sua composição serve de alimento para a colônia de microrganismos, produzindo os nutrientes e o gás, por isso a concentração de açúcar é baixa e varia de acordo com cada Kombucha.

Achei uma partícula sólida no meu Kombucha. O que é isso?

Isso é o Scoby, ou o biofilme probiótico do Kombucha. É normal que um biofilme se forme, não se assuste! Isto significa apenas que sua bebida é viva e que não sofreu nenhum processo de pasteurização e pode consumir sem medo pois a partícula é composta de bactérias boas para o organimo e leveduras, e vão dar probióticos no seu organismo.

Então, que tal experimentar essa bebida que está virando mania na hora de colocar um fim àquela vontade de tomar um refrigerante ? E por qual motivo você faria isso? Vou deixar bem resumido aqui os motivos, para encerrar esse post com a certeza de que, com tantas novas opções, os refrigerantes já viraram coisa do passado.

Ao trocar o “refri” pelo Kombucha, você aumenta a prevenção contra uma série de doenças ocasionadas pelo refrigerantes. Além disso, como foi falado anteriormente, o chá atua em nosso intestino melhorando a nossa digestão. Diferente dos refrigerantes, o Kombucha ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e gorduras no sangue e é excelente para fortalecimento do sistema imunológico e da saúde.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !