O que é bom para diarréia? Saiba o que fazer para tratar

O que é bom para diarréia? Saiba o que fazer para tratar

Eu sei, nós sabemos! Você dificilmente vai se sentir à vontade para perguntar para as pessoas o que deve comer para combater a diarréia que está provocando aquele pânico, insegurança e mal estar no seu dia.

Não importa se foi ocasionada por alguma infecção ou intoxicação alimentar; o fato é que a maioria das pessoas morrem de vergonha de falar da diarréia, principalmente quando estão sofrendo dessa patologia. Por isso fizemos este artigo. Para que você saiba o que consumir e o que evitar nessas horas!

Mas, em primeiro lugar, atenção: falar de diarréia não é nenhuma nojeira, ok? Ela é um importante sinal de que o seu corpo e organismo não está bem e precisa mudar ou precisa ser investigado alguma doença. E é aí que a sua alimentação vai fazer toda a diferença.

Causas da diarréia

Se você costuma ter diarréia – vez ou outra – pode ser porque comeu uma besteira, ou comeu muita gordura, ou consumiu muita bebida alcoólica ou consumiu algum alimento estragado ou com algum tipo de bactéria do mal.

Mas devemos lembrar que existem pessoas que podem desenvolver a diarréia por apresentar alguma intolerância alimentar como a lactose ou proteína do leite ou algum alimento específico ou até mesmo casos mais graves como uma doença intestinal, Doença de Chron ou Retocolite Ulcerativa ou até Síndrome do Intestino Irritável. Em todos os casos, a causa da diarréia deve ser diagnóstica e avaliada por um médico caso seja persistente.

O que provoca geralmente a diarréia?

Durante o processo, como o corpo está buscando expulsar as toxinas ou o que não estão fazendo bem ao seu organismo, ele aumenta o número de evacuações. Em casos de intolerância alimentar, o corpo não digere bem aquele alimento e leva má digestão e irritação intestinal.

Nas doenças intestinais, além disso ocorre um processo inflamatório local que irrita o intestino e acarreta também a diarréia. Todos os casos, perdemos muitos sais minerais e nosso corpo começa a sofrer efeitos da desidratação. Por isso precisamos agir rapidamente, para que a fraqueza não vença.

Alimentos que ajudam no tratamento

Existem muitos remédios para combater a diarreia, mas, sem dúvida, nenhum será tão eficaz quanto os benefícios provocados pela ingestão dos alimentos adequados para cada tipo de situação. Este caso, os remédios não cumprirão um bom desempenho em repor a hidratação no seu corpo e te manter longe de qualquer substância que ocasione algum tipo de efeito colateral no organismo. Por isso, vamos buscar nos alimentos os nutrientes necessários para restabelecer o bom funcionamento da nossa flora intestinal.

 

O que evitar na diarréia?

Vamos evitar aqui alimentos com alto teor de gordura e condimentados, principalmente os prontos. Evite café, refrigerantes, vegetais folhosos como espinafre, acelga, alface, como também brócolis, couve flor, abobrinha e frutas como melancia, laranja, uva, abacaxi, mamão, ameixa, coco, abacate, evite carnes gordurosas nem pensar em produtos industrializados!

O que pode comer na diarréia?

Devemos consumir legumes e frutas com baixo teor de fibras, e lembre-se da hidratação do corpo com água, água de coco e chás não escuros.

Bananas

O alimento mais utilizado para combater esse problema e regular a flora intestinal é a banana. Pela rica concentração de potássio, amido e magnésio, ela ajuda também a absorver a água no intestino deixando as vezes mais sólidas.

Arroz branco

Acabamos de falar do amido, aqui em cima, correto? Por isso, o arroz branco deve ser visto como uma boa opção, porque é basicamente composto de amido, ajudando a solidificar as fezes. Além de conter menor teor de fibras.

Cenoura

Aumenta a imunidade e ajuda a combater as infecções. Rica em pectina – substância que aumenta o volume das fezes – diminui a presença de bactérias no organismo bactérias ajudando a reduzir as inflamações. Consumir em sucos, purês ou cozidas, além de ter menor teor de fibras comparada aos outros vegetais.

Carnes magras e ovos

Peito de frango ou peixe sem pele irão fornecer proteínas com poucas ou sem gorduras se você prepará-las cozidas ou grelhadas. Os ovos são boas opções de proteína, boa digestão, mais avalie individualmente se não vá causar aumento da formação de gases.

Batatas

Servem para ajudar a ficar de pé, seja no almoço ou no jantar, porque são ricas em carboidratos mais simples, rápida fonte de energia e com pouca fibra. Assim como a cenoura, consuma também em forma de purê ou como um ingrediente em uma sopa.

Chás

Os chás claros como camomila, gengibre, limão possui substâncias que ajudam o intestino a cicatrizar e são digestivos. O chá de hortelã pode ajudar no processo digestivo e alívio de azia e dor de estômago.

Maçã

Possui fibras que regulam o intestino beneficiando alívio para a flora intestinal inflamada. O ideal é retirar a casca da maça.

DICA

Não podemos nunca esquecer do “milagroso” soro caseiro! Além de ser importante o seu consumo para encerrar a diarreia em nosso organismo, ele hidrata bem o corpo e fornece os eletrólitos, responsáveis por repôr os sais minerais perdidos que falamos lá no início deste artigo.

Receita do soro caseiro

1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal marinho
1 litro de água filtrada

Umas gotas de sumo de limão

Não se esqueça de avaliar com o seu médico qual o motivo da diarréia e procure uma nutricionista para elaborar um cardápio adequado para o seu caso.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !