Nutrição para idosos: ter saúde se alimentando bem

Nutrição para idosos: ter saúde se alimentando bem

O envelhecimento acarreta em uma série de modificações fisiológicas e psicológicas que estão diretamente relacionadas a alterações do estado nutricional.

Para que o idoso mantenha sua qualidade de vida, é importante que a alimentação seja adaptada para atender suas necessidades nutricionais especiais.

Fatores que podem influenciar em deficiências de nutrientes no organismo do idoso

• Problemas no trato digestório como má digestão, constipação (“prisão de vente”)  que fazem com que o idoso recuse alimentos ou reduza a ingestão alimentar;
• Perda de massa magra;
• Problemas odontológicos, como a falta de dentes, próteses antigas ou mal ajustadas na cavidade oral ou nas gengivas;
• Problemas de deglutição, como a dificuldade para engolir alimentos sólidos;
• Perda ou diminuição do paladar e do olfato, que leva a procurar por alimentos mais salgados ou doces;
• Problemas psicológicos como depressão, tristeza, desânimo, apatia e solidão;
• Uso de medicamentos com efeitos colaterais como perda de apetite ou problemas gástricos;
• Não ter quem prepare as refeições, o que faz com que o idoso prefira alimentos de fácil preparo e consumo.

Para assegurar o aporte necessário de vitaminas e sais minerais ao idoso, é recomendado que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia em pequenas quantidades, diversificadas.

O ideal é manter uma regularidade nos horários e minimizar possível distrações, como a TV. Além disso, os alimentos devem ter a consistência adaptada para melhor deglutição e receber pouco sal em seu preparo.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !