Nutrição Funcional, alimentação personalizada e individualizada

Nutrição Funcional, alimentação personalizada e individualizada

Quem busca pela reeducação alimentar afim de uma melhor qualidade de vida com certeza já ouviu falar em nutrição funcional. A nutrição funcional é o estudo da individualidade bioquímica de cada paciente, de maneira a atender suas necessidades específicas através de uma alimentação totalmente personalizada e individualizada.

Individualidade é peça-chave

Cada indivíduo é único, com sua genética e metabolismo, e, justamente por isso, cada um possui necessidades determinadas. Através do estudo entre a nutrição e a expressão dos genes, é possível identificar estas caraterísticas e relacioná-las à carência ou ao excesso de nutrientes para promover o equilíbrio do organismo. Ou seja, a nutrição funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas, manter a saúde e qualidade de vida.

Além de manter o corpo livre de doenças mais graves, uma dieta adequada ás individualidades de cada pessoa ainda é capaz de prevenir qualquer mal-estar corriqueiro, como enxaqueca, TPM, constipação, olheiras, depressão e queda de cabelo, entre outros. E, para identificar as necessidades para a saúde global do corpo, o nutricionista deve conhecer seu paciente profundamente, tanto através de exames quanto do diálogo.

Emagrecimento é consequência

Exames laboratoriais permitem uma análise bioquímica e metabólica, enquanto uma série de perguntas sobre saúde, comportamento e herança genética ajuda a identificar sintomas de doenças e possíveis desequilíbrios orgânicos. Com esse conjunto o nutricionista funcional está apto a elaborar um plano alimentar exclusivo, que irá auxiliar o organismo a funcionar em sua plenitude e aumentar o bem-estar.

O emagrecimento, que na maioria das vezes é o motivo que leva o paciente até o consultório do nutricionista, é a consequência do reequilíbrio promovido no organismo, que vem junto da correção da constipação, diarreia, disfunções na tireoide, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artrite, ovário policístico, diabetes, enxaqueca entre outros, dando qualidade de vida e bem estar ao paciente.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !