5 mitos sobre praticar atividades físicas e alimentação

5 mitos sobre praticar atividades físicas e alimentação

Para emagrecer de maneira saudável, não existe nada melhor do que se alimentar bem e praticar atividades físicas regularmente. Esta combinação é essencial, já que os exercícios facilitam o processo de perda de peso, além de prevenir a flacidez muscular e proteger a saúde cardiovascular. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que podem e devem fazer no início da alimentação e da atividade física. Desvende cinco mitos.

Não posso praticar atividades físicas no início de uma mudança alimentar

Pode e deve. A prática de atividades físicas deve ser integrada como um hábito regular desde o início da adaptação a um estilo de vida mais saudável. Para quem é sedentário, uma caminhada é uma excelente maneira de começar. Depois, ao longo do processo, o aumento dos exercícios será gradual. Sempre procure um profissional de educação física para te orientar.

Fiz exercícios, então posso comer mais

Este é um erro cometido por muita gente, que tem a ideia de se dar uma recompensa após o “sacrifício” de realizar uma atividade física. No entanto, apesar dos exercícios facilitarem a queima de calorias, não é qualquer alimento que pode ser ingerido. Caso contrário, é bem mais provável engordar do que emagrecer.

Não posso praticar atividades físicas regularmente, melhor nem começar

Estudos indicam que realizar algum tipo de atividade física, é mais benéfico do que o sedentarismo total e é capaz até de reduzir os riscos de doenças do coração. Portanto não fique parado, coloque atividade física nas suas atividades diárias e até mesmo no final de semana que geralmente e mais tranquilo.

Praticar atividades físicas na academia é mais eficiente

Apesar da academia ser, aparentemente, o local mais propício para a realização de atividades físicas, nem todas as pessoas se adaptam a este ambiente. Procure o local que te deixa mais confortável e que facilite sua rotina, seja a própria academia, um parque, a praia ou até mesmo dentro de casa.

Praticar exercícios em jejum facilita a perda de peso

Depende. Novos estudos tem demostrando sobre a prática de atividade física em jejum para ajudar acelerar na perda de gordura em alguns indivíduos, porém não podemos nunca generalizar para todas as pessoas. Portanto, é importante avaliar com profissional de nutrição se essa prática poderá ser benéfica para você. Mas lembre-se que não adianta fazer jejum intermitente e se alimentar mal durante todo o dia ou fazer jejum durante um dia todo e no outro comer extremamente mal.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

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