5 mitos e verdades sobre o colesterol

5 mitos e verdades sobre o colesterol

As pessoas sempre me perguntam sobre as verdades e mentiras no combate ao colesterol. Existem muitos mitos que são falados desde os antigos tempos pelos nossos familiares. Neste texto vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre o colesterol.

1. Suco de berinjela ajuda a controlar o colesterol?

Depende. A berinjela tem antioxidantes e fibras que podem ajudar a manter os níveis do colesterol, mas não tem nada que comprove o seu efeito significativo para o corpo. É importante reforçar que o fruto deve ser parte de uma dieta e não o único alimento para controlar o mal.

2. Anticoncepcional pode alterar os níveis de colesterol?

Verdade. A alteração é bem leve, sendo significativa apenas para quem já tem tendência em desenvolver o mal. A pílula pode aumentar suavemente os níveis de colesterol mau e diminuir o bom, por causa da progesterona (hormônio contido no remédio).

3. Posso ter o colesterol alto mesmo comendo saudável?

Depende. O colesterol é uma substância produzida pelo seu próprio corpo e afetada também pela ingestão de comidas com gorduras saturadas. Você pode até ser magro, mas se come alimentos muito gordurosos poderá desenvolver a doença como pode também ter uma propensão genética.

4. Vinho pode amenizar o mau colesterol?

Verdade. O vinho contém flavonoides, substâncias contidas nas uvas roxas e que protegem o coração das placas de gordura que podem entupir as artérias.

5. Para melhorar o nível é preciso eliminar todos os alimentos com colesterol?

Mito. O corpo precisa dos níveis de colesterol equilibrados. Quando o ruim está alto é preciso entrar em uma dieta que diminua as comidas com os altos índices de gordura, mas não extinguir. Sem colesterol, o corpo não produz vitamina D, essencial para os ossos.

Sobre Caroline Vallinhos

Nutricionista clínica e funcional, com 7 anos de experiência em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico. Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes industrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
CRN3: 37006
Facebook: NutricionistaCarolineVallinhos

Compartilhe !