Melancia e suas propriedades funcionais

Melancia e suas propriedades funcionais

A melancia é uma das frutas mais ricas em água (contém cerca de 90%) altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor, pois é extremamente hidratante.

Basicamente, são 5 os tipos de melancia : com semente, sem semente, mini (ou melancia baby) amarela e vermelha.

Benefícios da melancia

Essa fruta possui diversos benefícios para o nosso organismo como vitaminas do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Ajuda a melhorar o sistema imunológico além de tratar eliminação de toxinas, estados febris, excesso de ácido úrico, retenção de líquidos, verminoses em geral.

O consumo diário dessa fruta ajuda a prevenir infecções urinária. Por ser diurética também auxilia no bom funcionamento dos rins. Alem disso ela possui adstringente natural que melhora a aparência de nossa pele, agindo como um tônico natural.

Já aquela casca verdinha é rica em fibras. Ela ajuda a limpar o organismo e provoca uma sensação de saciedade, fazendo com que coma menos açúcares e frituras. Por isso, a casca de melancia ajuda a emagrecer.

Apesar de seu sabor doce, a melancia não é calórica (20 calorias a cada 100 gramas), e contém muitas vitaminas e minerais, dentre os quais se destaca o potássio em altas porcentagens. Esse último elemento faz com que a melancia seja ideal para um café da manhã ou um lanche da tarde, diminuindo a oferta calórica em dietas e favorecendo a perda de peso.

Dicas de consumo

Por ser uma fruta bem grande a maioria das pessoas desistem de comê-la com frequência, já que a correria do dia-a-dia pede alimentos mais práticos. Porém para que possamos ter uma vida saudável, precisamos fazer a ingestão de tudo aquilo que nos faz bem.

Minha dica é comprar a fruta já fatiada o que torna o consumo mais rápido. Outra alternativa é bater no liquidificador e fazer um suco, assim irá render o dia todo e ficará mais prático para levar para o trabalho e assim aproveitar seus benefícios sem muito esforço.

A melancia perfeita

Escolher a melancia mais saborosa não é uma tarefa fácil, segue abaixo algumas dicas:

  • Levante a melancia para sentir seu peso, 92% da melancia é água;
  • Olhe cuidadosamente a melancia e observe se ela é simétrica e se não possui marcas, cortes ou amassados;
  • A parte inferior da melancia deve ter um ponto amarelo a partir de onde esteve enraizada no chão. Quanto mais escuro for o amarelo, mas madura estará a fruta. deve lavar as melancias antes de seu consumo.

Portanto não existe informação sobre a quantidade diária recomendada de melancia. No entanto, sabemos que é importante fazer um rodízio, variando o consumo de frutas diariamente.

Sobre Luma Iatarola

Nutricionista recém formada pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM. Atua no atendimento nutricional home care, personal Diet e reeducação alimentar. Recentemente fez parte do time de nutrição na Rede Windsor de hotéis. Como formação complementar fez cursos de vigilância sanitária, suplementação para atletas de luta, nutrição esportiva, nutrição e estética e manipulação de alimentos em uan.
CRN 16100909
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