Mamão: delicado e saboroso, tem poder cicatrizante

Mamão: delicado e saboroso, tem poder cicatrizante

Quem pensa nessa fruta sem lembrar dos trópicos? No cinturão imaginário que circunda o globo terrestre abaixo do Trópico de Câncer, o mamão prolifera, e as pessoas que vivem na região podem colher essa fruta quando se encontra perfeitamente e saboreá-la todos os dias. Isso porque o mamão aberto exibe seu interior macio, recoberto por pequeninas e brilhantes sementes comestíveis. Vamos saber mais sobre seus benefícios…

Afinal, que fruta é essa?!

Existem diversas variedades de mamão. Todas equivalem em qualidade, se bem que existe muita gente que acha o mamão papaia mais saboroso. A poupa, macia e muito cheirosa, também pode variar bastante de cor. Vai desde o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão.

O mamão pode ser encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes. O mamão-da-baía é alongado e se parece com uma grande pera. O mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal, O mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido. O mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada. O mamão papaia tem formato com tamanho reduzido, porém mais adocicado. Já o mamão-formosa, a primeira coisa que me vêm à cabeça, é como é que ele é rico em betacaroteno. Aliás, vamos falar sobre sua riqueza nutritiva e descobrir como o seu consumo faz bem para o nosso organismo.

Benefícios do mamão para saúde

Nosso organismo produz cerca de 700 tipos de enzimas, e a papaína do mamão age exatamente como a pepsina, enzima do estômago. Ela transforma as proteínas dos alimentos em aminoácidos. A papaína e a pepsina agem juntas para melhorar o funcionamento do estômago. Já a casca grossa do mamão protege a polpa da fruta dos agrotóxicos e fungicidas, tornando seu consumo mais seguro. Ele funciona como um bom laxante e diurético e também tem propriedades capazes de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações e reduzir inchações e queimaduras. Por isso o mamão é capaz, até mesmo, de aliviar dores e curar feridas.

O mamão oferece também um suco de sabor muito bom e delicado. Além de ser uma boa fonte de betacaroteno, também possui boa concentração de potássio, magnésio, fósforo, cálcio e Vitaminas A, B, C e K, e, sem esquecermos, sais minerais. Quando comido, é excelente fornecedor de fibra. De fácil digestão, auxilia a decomposição das proteínas e, por isso, normalmente é uma das primeiras frutas oferecidas ao bebê.

Excelente fonte de vitaminas, seu extrato pode ser utilizado para amaciar carnes, devido à presença da enzima papaína. Para a grande maioria das pessoas, é mais conhecido, popularmente, por facilitar as funções intestinais. Definitivamente, o consumo do mamão é bom para cicatrização de feridas, úlceras, lesões e queimaduras. Ele também ajuda a controlar vômitos e enjoos, auxiliando na digestão. Como se tudo isso não bastasse, o mamão ainda tem poder antioxidante e ajuda na formação da massa muscular.

Dicas…

Pedaços de mamão adicionados a um cozido amaciam a carne, enquanto a pectina serve como espessante natural, ou seja, para encorpar o caldo. Vamos encontrar apenas 32 calorias para cada porção de 100 gramas do fruto.

Qual é o mamão ideal?!

Escolha o mamão que já esteja amarelando, o que indica que já está amadurecendo. O mamão maduro cede a uma pressão suave, como a manga e o abacate, e deve ser guardado na geladeira em poucos dias. Se ainda não estiver maduro, risque com a ponta da faca e deixe amadurecer à temperatura ambiente, por uns dois dias. O mamão com a casca levemente manchada de marrom costuma ser mais doce e saboroso dos que os de casca perfeita, mas rejeite os que tiverem manchas úmidas, quebradiças, ou machucados evidentes. Retire a casca do mamão antes de levá-lo à centrífuga.

Compartilhe !