Maçã: a fruta do pecado é só saúde para o nosso corpo

Maçã: a fruta do pecado é só saúde para o nosso corpo

Há séculos considerada personagem de grandes histórias, a realidade é que a maçã tem mesmo alguns poderes, mas que só fazem bem para a nossa saúde.

A fruta é apreciada desde as civilizações mais antigas, mesmo as tão diferentes como a dos turcos e escandinavos. Na Roma antiga, apenas 30 variedades eram conhecidas. Hoje, temos mais de 100 espécies de maçãs no mercado mundial. Ou seja, é uma fruta encontrada com facilidade durante o ano todo. No Brasil, as variedades de maça mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde.

Benefícios da maçã para a saúde

São excelentes fontes de pectina, que forma o gel que remove as toxinas do intestino e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos do intestino e a evacuação.

Para o intestino e o processo digestivo

O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam o funcionamento dos rins e controlam distúrbios digestivos. O açúcar natural que ela contém produz um ácido que estimula a secreção de saliva e a digestão.  Por isso é indicado comer maça para diminuir o teor de amido, de açúcar e carboidratos, e, ao mesmo tempo, dar início ao processo digestivo. É muito bom comer maça, sem dúvida; porém você ainda pode desfrutar do suco de maça, já provou? É uma delícia!

Combate a doenças

A maçã combate a diarreia estomacal, e também as afecções das vias respiratórias. É considerada também um bom alimento para o cérebro. Entre os principais nutrientes da maçã, encontramos o betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, além de proteínas, sódio, enxofre, ferro, magnésio, silico, cálcio, potássio e cloro.

Mais fibras e menos calorias

Cheia de fibras, a maçã atua no bom funcionamento do intestino. Outra qualidade é seu baixo teor calórico mesclado as fibras solúveis.

Boa de todos os jeitos

A maçã pode ser consumida de muitas maneiras. Seja por meio do suco, ao natural, assada, em tortas, doces, gelatinas ou molhos, a maça é considerada também uma escova de dente natural. Embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Isso porque morder uma maça estimula as gengivas e o seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias da boca evitando cáries.

Compartilhe !