Linhaça: um “gerador da vida”

Linhaça: um “gerador da vida”

Bom para o físico e a mente, a linhaça também é forte desintoxicante

Imagina se algum alimento pudesse receber o poder de ser um “revitalizador da vida”, uma fonte de renovação. Pois é, parece difícil de acreditar, não é mesmo? Claro que não é um único alimento o grande “vilão” ou “mocinho”, mas sim o conjunto de uma alimentação equilibrada. Mas a semente de linhaça tem um grande poder sobre o nosso corpo. Esse grão é classificado pela ciência: como um alimento biogênico. Bom, isso você sabe, né? ‘Bio’ quer dizer ‘vida’ e ‘gênico’ significa ‘gerador’.

Desta forma, os alimentos biogênicos são importantíssimos não só para nossa saúde física, mas também para o lado emocional e mental. Ela auxilia na desintoxicação. E a explicação deste ‘despertar da vida’ que a linhaça proporciona ao organismo está em suas fibras.

Poderes da linhaça

Por possuir fibras com alto potencial desintoxicante, o alimento auxilia a saída de “venenos e toxinas” do nosso organismo. E acredite, quanto mais leve seu corpo, melhor irá funcionar sua mente e seu estado de espírito.

Sim, eu já sei: você irá dizer que as fibras não alimentam. E eu vou responder que existem dois tipos de fibras: as que são solúveis na água e as que não são. As que são solúveis na água prolongam o tempo do trânsito intestinal e atrasam o esvaziamento gástrico. Assim, elas vão reter o colesterol e a glicose, evitando que essas substâncias sejam liberadas na sua corrente sanguínea. Já o outro tipo de fibra, aquelas que não diluem na água, podem ser comparadas como uma esponja dentro da gente. Elas absorvem mais toxinas aumentando o volume do que não precisamos no organismo.

Mais fibras em nosso organismo

Aí, você irá perguntar qual tipo de fibra é mais indicado e achar que complicou demais sua alimentação. Errado. Isso porque o consumo das duas fibras são indicados. No final, os dois tipos controlam a glicemia, ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídios no sangue, bem como a glicemia, e ainda melhoram a flora intestinal aumentando o volume das toxinas que nosso corpo não irá mais precisar. E se colocarmos todos esses benefícios num pacote, iremos perceber, facilmente, que, por conter todas essas qualidades, a linhaça é importantíssima para combater a obesidade.

Tão logo foram reconhecidos os valores das fibras contidas na linhaça, ela passou a ser recomendada também para a prevenção de outras patologias. Não é a toa que o Instituto Nacional do Câncer sugere que todos consumam de 25 a 30 gramas de fibra por dia. Podemos traduzir isso consumindo frutas, vegetais e cereais integrais todos os dias, mas em 2 colheres de sopa de linhaça (30g) possui já 10 g de fibra.

Agora, pense comigo: se a ingestão de fibras já é benéfica para a nossa saúde, imagine a ingestão de fibras de uma semente como a linhaça. Você lembra que falamos lá em cima que ela foi classificada geneticamente como uma “geradora da vida”?

Surpreenda-se com a linhaça

Tudo bem, os benefícios que apontamos acima sobre a linhaça já te convenceram de que ela é importante para o funcionamento da sua flora intestinal e no controle da glicemia, colesterol, triglicerídios e etc. Mas o melhor virá agora. Vamos entender porque ela é uma “geradora da vida”!

A linhaça possui um componente em grande quantidade chamado lignanas, que funcionam como agentes anti câncer. Estudos comprovaram que as lignanas encontradas nas sementes de linhaça agem contra o câncer tem o efeito estrogênico e antiestrogênico protegem contra a formação de alguns tumores dependentes de estrógeno e também auxilia na redução da metástase, reduz a multiplicação celular e a síntese de metabólitos carcinogênicos do estrogênio, mas claro devemos previnir o câncer.

Bom, acho que já falamos o suficiente sobre a linhaça, não é mesmo? Se você acha que ainda não está claro, vamos simplificar: as pessoas que usam sementes de linhaça em sua alimentação terão benefícios no corpo preventivos destes tipos de câncer do que os que não consomem. Sem esquecermos que as lignanas ainda possuem efeito antiviral, antibacteriano e antifúngico além disso, a linhaça é uma fonte de fibras que ajuda na saciedade, controle de colesterol e glicemia e manutenção da função intestinal regular.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !