Limão e os benefícios para a saúde

Limão e os benefícios para a saúde

O limão chamado de Citrus limon, é uma fruto do limoeiro com sabor ácido e cítrico, com diferentes formas de apresentação como o galego, tahiti, siciliano, cravo todos eles com muitas propriedades para a saúde.

Sua composição apresenta em 100 g do fruto, 11 g de carboidratos, 128 mg de potássio, 38 mg de vitamina C, sendo considerado um ótimo aliado para prevenção de doenças como também para tratamento.

Benefícios do limão

O limão é um santo remédio para gripe e resfriado, por apresentar na sua composição vitamina C que é importante nas funções imunológicas, além de ser um excelente antioxidante, que é muito importante para saúde da pele, e é um excelente cicatrizante.

Com função de cicatrizante o limão poderia ser utilizado nas doenças gástricas, como gastrite, já que o tecido inflamado precisa ser cicatrizado. Sendo assim, se pessoas com a doenças tolerarem o consumo do limão o mesmo deve ser estimulado o consumo moderado para que ajude na cicatrização e no sistema imunológico na mucosa gástrica.

Mas o limão não é ácido não vai piorar a “acidez” que sinto no estomago?

A partir do momento que o limão é ingerido ele passa a funcionar como um agente alcalinizante, hidratante e mineralizante, consequentemente fornece um PH 8 – 10 (alcalino) que favorece todos os processos orgânicos do corpo, assim como a cicatrização e o estimulo imunológico.

Limão e os benefícios para a saúde

Limão e os benefícios para a saúde

Além disso, ele possui um composto chamado Kaempferol, que possui propriedades antibióticas, antiinflamatória e antioxidante, e alguns estudo recentes relata sua ligação benéfica com o câncer. Além disso, o limão possui propriedades digestivas que ajuda muito o processo digestivo quando associado a grandes refeições, e é um grande ajudante para absorção de ferro já que rico em vitamina C.

Para escolher um limão de qualidade procure aquele que tenha a pele fina e brilhante, visto que aqueles com cascas espessas terão menos polpa e, portanto, serão menos suculentos e escolha limões que são pesados​. Os que têm cor mais amarelada serão menos ácidos do que os que têm cor verde. Rugas e manchas indicam que já está mais maduro.

Ele pode ser utilizado de diferentes formas como tempero, sucos, espremido, tempero de carnes e saladas.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !