Kefir: bebida da longevidade

Kefir: bebida da longevidade

Faz pouco tempo que uma bebida, originária da Rússia, começou a ganhar o gosto dos brasileiros e de consumidores de outras nacionalidades. Batizada de Kefir (sentir-se bem), reza a lenda que a bebida foi descoberta por pastores que viviam nas montanhas do Cáucaso e que mantinham os leites armazenados dentro de bolsas de couro. Devido a sua fermentação, sem querer, os pastores perceberam que o consumo regular da bebida trazia benefícios para organismo, como o fortalecimento da imunidade.

O segredo do kefir

Na verdade, diferente de muitos iogurtes que encontramos nas prateleiras dos supermercados, o Kefir caiu no gosto de quem busca uma vida mais saudável porque não contém conservantes, aromatizantes. Sua fermentação é fruto de “microrganismos do bem”, ou seja, microrganismos que funcionam em nosso corpo de forma benéfica (você já escutou falar nos lactobacilos vivos). Desta forma, nosso corpo trabalha melhor o trato gastro intestinal e fica mais protegido, já que ajuda no sistema imunológico. Ele pode ser cultivado na base de leite ou na base de água adicionada de açúcar.

Os microrganismos (bactérias e leveduras) presentes no alimento, ajudam no combate contra doenças e auxiliam na eliminação de bactérias ruins que estão no intestino e causam malefícios para o bom funcionamento do corpo (ação probiótica). Além de eliminar as bactérias ruins, ele também possui ação , antimicrobiana, antitumoral, anticancerígena e imunomoduladora como alguns estudos preliminares vem demostrando.Ele solta no intestino uma substância chamada bacteriocina, que ajuda a expulsar do nosso corpo bactérias ruins, reequilibrando nosso organismo e dificultando o aparecimento de doenças.

Nutrientes do kefir

Além de funcional, o Kefir apresenta uma boa carga nutricional em sua composição. A bebida concentra vitaminas do complexo B como B1, B12 e biotina, além de minerais importantes para a saúde como magnésio, cálcio e fósforo. Como fonte de proteína, também é um alimento generoso.

Benefícios do kefir

Não é difícil, portanto, percebermos que o Kefir traz diversos benefícios para nossa saúde. Além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão, ele elimina as toxinas do organismo, fortalece os ossos e contribui para uma pele mais saudável. Seu consumo pode auxiliar no emagrecimento, já que melhora a função intestinal e a liberação de hormônios intestinais e eliminação de toxinas, pode auxiliar na redução de alergias. Como? Vamos explicar todo esse processo a seguir…

O que os estudos dizem

A bebida passou a ganhar mais notoriedade quando, de fato, especialistas passaram a estudá-la com mais ênfase. Foi quando seu potencial de auxilio no câncer começou a ser estudo . Profissionais da Universidade de McGill realizaram uma pesquisa no Canadá em um estudo em animais chegaram a resultados que segundo eles, a bebida reduz o aparecimento de células mamárias cancerígenas em 56% quando comparada com os iogurtes tradicionais, cuja média de redução gira em torno de 14%, porém ainda é necessário estudo em humanos para mais avaliações. Isso resulta, também, do seu potencial antioxidante e do aumento da imunidade em nosso organismo, podendo ter potencial ação contra o câncer.

Mais saúde e bem estar

O Kefir também é capaz de proporcionar outros benefícios para nossa saúde. Um deles é a redução do colesterol em nosso corpo. Como ele estimula a proliferação de “organismos do bem” em nossa flora intestinal, ele irá ajudar o processo de digestão, eliminando as toxinas do fígado e do corpo. Desta forma, potencializa a eliminação de gorduras durante a digestão e reduz, assim, o nível de colesterol em nosso sangue.

Lá em cima, descrevemos alguns componentes que são encontrados no Kefir, como as vitaminas e minerais. Entretanto, ainda não tínhamos falado do Triptofano. Presente no Kefir, é um estimulante de serotonina, responsável pela sensação de prazer, felicidade e bem estar. Desta forma, o Kefir passou, também, a ser indicado para pacientes que sofrem de ansiedade ou que apresentam patologias como síndrome do pânico e depressão.

Combate a diabetes com redução de peso

O Kefir, como dito anteriormente, possui a capacidade de otimizar nossa flora intestinal, de forma a eliminarmos mais rápido durante o processo de digestão as substâncias e bactérias ruins. Por isso, pode favorecer uma absorção de glicose gradativa, ajudando a regular o nível de insulina e glicose no corpo. Isso irá ajudar pacientes com quadros de diabetes mellitus. Aí, é só você fazer aquele raciocínio o aumento de insulina em nosso organismo está diretamente relacionado ganho de peso, sendo assim, podemos dizer que o Kefir pode auxiliar na regulação do seu peso e evitar aqueles quilinhos indesejáveis.

Xô, “coisa ruim”

Um dos maiores vilões para o nosso estômago é uma bactéria chamada Helicobacter Pylori (HP). Quando ela aparece em nosso organismo, basta algum tempo para que a gente comece a sofrer com quadros de úlcera, gastrite e, até mesmo, pode evoluir para o aparecimento de tumores. O Kefir, pode ajudar a proteger o estômago e a flora dessa região eliminando essas bactérias ruins do nosso corpo. Por isso, pode ser uma bebida muito saudável para acompanhar os tipos de tratamento contra o HP. E se estamos falando do combate a bactérias ruins em nossa flora intestinal, não podemos deixar de citar que a bebida age beneficamente contra a diarreia e a prisão de ventre.

Agora, quer uma notícias ainda melhor sobre o Kefir? Como tem poder de expulsar do nosso corpo bactérias e microrganismos ruins, eles acabam funcionando como antioxidantes naturais, ou seja, eliminando do nosso corpo componentes que oxidam nossas células, e podem ajudar evitar oxidação das nos células e rápida degradação celular. Assim, podemos dizer que a bebida também trás benefícios para a saúde como uma todo desde estética até prevenindo doenças.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !