Hortelã: A favorita das ervas aromáticas

Hortelã: A favorita das ervas aromáticas

A hortelã é uma planta muito bem conhecida e sua popularidade se justifica pela versatilidade de uso, com efeito terapêutico ou aromático na culinária em geral.

A hortelã é muito utilizada no Oriente Médio e é a erva mais comum da culinária britânica. Atualmente sua principal zona de cultivo é o norte da África.

Seu óleo essencial, principalmente presente nas folhas é composto principalmente por mentol (50%), substância responsável pelo odor refrescante e calmante da planta.

É rica em fibra dietética, proteínas, vitamina B, vitamina C e vitamina D, além de potássio, magnésio, ferro, sódio e pouquíssimas calorias. Em cada 100 gramas da erva, encontra-se somente 70 calorias. A planta ainda atua como diurético, auxiliando na limpeza das toxinas do sangue e resíduos corporais. Também possui efeito bactericida, onde age amplamente no combate ao mau hálito.

Funções digestivas da hortelã

A hortelã pode ser um potente auxiliar no combate dos problemas do trato digestivo, tais como náuseas, diarreias, constipação e dores de estômago devido a ação carminativa e antiespasmódica. Inclusive, ela auxilia na digestão, uma vez que aciona o funcionamento das glândulas salivares e impulsiona a atividade das enzimas digestivas.

Por ser rica em fibras dietéticas, seu chá ou o consumo de folhas in natura também podem ser um aliado no tratamento da prisão de ventre, pois seus ativos equilibram os movimentos do intestino.

Auxiliam no tratamento do resfriado

O seu aroma característico é responsável pelo tratamento das mais diversas doenças respiratórias, pois auxilia na limpeza da traqueia e tem ação expectorante e descongestionante. É útil contra infecções da garganta e auxilia contra a asma, neste caso deve-se utilizar a infusão da erva.

Benefícios para pele

As propriedades presentes na hortelã, como os antioxidantes e o ácido rosmanírico, atuam de maneira significativa na purificação e limpeza da pele, combatendo os radicais livres, aliviando coceiras e inflamações. O poder anti-inflamatório da erva também reduzem o surgimento de cravos e espinhas.

Mau hálito

Como a hortelã possui atividade anti bacteriana e anti microbiana, mastigar folhas de hortelã ou enxaguar-se com um enxaguante bucal a base desta planta pode auxiliar a afastar o mau hálito e ainda prevenir problemas bucais causados pelo excesso de bactérias.

Contra o estresse

O aroma da hortelã traz uma sensação de alívio, muitos produtos como sabonetes, hidratantes e perfumes são feitos à base da erva, ajudando na sensação de bem estar e relaxamento, contribuindo muitas vezes para um sono melhor.

Na culinária

As folhas de hortelã fresca podem ser adicionados a sanduíches, legumes, saladas, saladas de frutas, além do uso como tempero em carnes e para a decoração. Sorvete, sobremesas variadas e coquetéis são servidos frequentemente com uma folha ou um raminho de hortelã fresca para embelezar e aromatizar a receita.

A erva combina muito bem com sopas de legumes, como grão de bico e feijão branco, sopas a base de leite e sopa de tomate. A hortelã fresca é frequentemente adicionado a pratos de carne, especialmente cordeiro, peixes e aves. Também é indispensável na preparação do quibe, um prato de origem árabe. Nas saladas combina com folhas mistas, grãos, trigo e vagens, proporcionando uma sensação refrescante no verão.

A hortelã fresca também pode ser usada para o preparo de conservas de tomates, pepinos, cebola e na elaboração do chucrute. Também vale a pena incluir a erva em sucos, agua aromatizada, sorvetes e sobremesas como musses de frutas e chocolate.

Receita de chá de hortelã:

1 xícara de chá de folhas frescas de hortelã;
500 ml de água;

Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Sobre Tainara Gobetti

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica Personalizada, acredita em uma nutrição descomplicada, funcional e gostosa. Atua através de um olhar específico sobre cada pessoa, suas individualidades e comportamento alimentar para a busca do equilíbrio entre mente e corpo saudável.
CRN: 10820
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