Goiaba: boa para a saúde e para a beleza

Goiaba: boa para a saúde e para a beleza

É difícil acreditar em alguma desculpa para justificar que a goiaba não faz parte da sua alimentação. É sério? É uma fruta super fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Sabe quando você vai ao supermercado e visualiza na prateleira uma fruta com forma arredondada ou ovulada, casca lisa ligeiramente enrugada e com uma coloração que pode variar entre o verde, amarelo e o branco? É a goiaba mesmo! A goiaba é composta por Vitamina C, vitaminas A e B1, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Além disso, é uma boa fonte de Vitamina C e possui alto teor de fibras.

Essa simpática e gostosa fruta, muita utilizada para fazer sucos, apresenta cinco vezes mais Vitamina C do que a laranja. A maioria das pessoas não sabe disso e enxergam apenas na laranja uma boa fonte de Vitamina C. Mas, diferente da laranja, a goiaba possui baixo valor calórico. E não é somente com a laranja que ela faz concorrência. Ela também é rica em cálcio e tem a mesma quantidade de potássio encontrada na banana. Assim, se você não quer comer nem uma banana e nem uma laranja coma, pelo menos, uma goiaba. Ela será responsável por aumentar sua imunidade e evitar quadros de gripe, viroses e resfriados.

Goiaba é boa para a saúde e beleza

E para você que também pensa na sua beleza, saiba que a goiaba ajuda a combater a envelhecimento celular, e, por isso, age contra o envelhecimento precoce. Mas isso tudo não é o mais legal da goiaba, a fruta possui poder cicatrizante de feridas.

Muitas pessoas têm medo de consumir a goiaba por causar “prisão de ventre” mas na verdade ela é rica em um tipo fibra, solúvel, que no caso de diarreia ajuda a combater, mas não quer dizer que ela não ajude a regularizar a função intestinal se você consumir associada com outras frutas e outras fontes de fibras durante seu dia!

Fruta cheirosa e prática

E fala sério! Existe alguma fruta tão cheirosa quanto a goiaba? Tudo bem, existe… Mas, além de cheirosa, a goiaba também sai na frente de muitas outras frutas em razão da sua praticidade. Isso quer dizer que você não precisa descascar para absorver seus benefícios: a casca muito rica em fibras. Desta forma, basta lavá-la e “nhac”; aquele gostinho e cheirinho de infância com vida saudável, não é mesmo?

Apesar de ser uma das frutas mais saborosas na opinião de muitos chefes de cozinha, muita gente não gosta de comê-la como veio ao mundo, seja em razão das sementes ou pelo sabor mais “amarguinho”. Então ela passou, também, a ser bastante utilizada na produção de sucos, molhos, geléias, associada a carnes fica uma delícia. Experimente!

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

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