Gengibre, conheça esse poderoso alimento

Gengibre, conheça esse poderoso alimento

O gengibre possui nome botânico Zingiber officinale, usado mundialmente como condimento e também na medicina popular.

Em sua composição possui as substâncias gingerol e zingebereno como os seus principais princípios ativos que tem potente ação antinflamatória. Além disso, alguns estudos têm demonstrado o uso do gengibre com ação antifúngica, antibacteriana, atua no tratamento de câncer e diabetes.

Benefícios do gengibre

Durante a gestação esse alimento pode ser muito útil não só por suas ações descritas anteriores, mas também por ser um ótimo antiemético, sendo ótimo para tratamento de náuseas e vômitos durante a gestação. Sendo assim, utilizar em sucos ou adicionados alimentos para temperar pode ser muito útil para gestante.

O gengibre também possui papel muito importante na digestão e cicatrização, sendo essencial nos casos de gastrite, úlcera gástrica, aumento de gases (flatos), má digestão.

Além disso, seus óleos essenciais desempenham importante papel em doenças inflamatórias como artrite, doenças inflamatórias intestinais, bronquite devido seu forte poder antiinflamatório, antioxidante e destoxificante.

Considerado alimento termogênico, ele pode auxiliar na perda de peso quando uma alimentação equilibrada e atividade física estão presentes também.

Como usar o gengibre

Uma das formas de uso muito interessante é o chá da raiz do gengibre (1 colher de chá de raiz picada ou pó ou 3 rodelas finas) para 300 ml de água, podendo ser ótimo digestivo quando também associado a hortelã e canela.

Além disso, o ele pode ser usado para temperar carnes ou adicionados em saladas ou em sucos. Quando adicionado no tempero dos alimentos ele faz com que se diminuía a adição de sal, sendo muito benéfico para as pessoas que possuem pressão alta ou que estão no processo de desmame do sabor salgado em excesso, com uso de temperos prontos.

Deixa sua opinião nos comentários e conte-nos como você utiliza o gengibre nas suas refeições!

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !