Exagerou no Ano Novo? Dicas essenciais para voltar à dieta

Exagerou no Ano Novo? Dicas essenciais para voltar à dieta

O final do ano, apesar de ser uma época repleta de alegrias e surpresas com as festas natalinas e de Réveillon, acaba se tornando um problema para de muita gente.

Além das festas e confraternizações, a gente acaba saindo um pouco da rotina em razão dos feriados, da praia, da diminuição dos exercícios e atividades físicas, e, inevitavelmente, acabamos percebendo que ganhamos uns quilinhos a mais ou até mesmo colocando o ano todo a perder, já que é um estopim para voltar se alimentar de forma não saudável. Tender, chester, rabanadas, salpicão, bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces, comidas gordurosas, eu sei, eu sei…

Agora não adianta chorar “o leite derramado”. O que será determinante para você começar o ano de forma saudável é voltar a rotina e utilizar novamente os alimentos bons para o corpo. E quer uma dica valiosa? O pontapé inicial será a prioridade que você dará para comer os alimentos que irão auxiliar o seu organismo a colocar para fora, o quanto antes, os excessos consumidos e também proteger seu organismo destas toxinas.

E não estamos falando dessas dietas que fazem mal prometendo milagres a partir do consumo único de líquidos ou apenas proteínas, sem o menor equilíbrio nutricional. Iremos ensinar você a reinserir a boa alimentação no seu dia-a-dia de forma segura e responsável.

Vamos lá!

Alimentos que ajudam o corpo no processo de detoxificação

A destoxificação é qualquer processo realizado no organismo que tenha como objetivo a eliminação ou redução da atividade de xenobióticos (substâncias químicas ou moléculas estranhas ao organismo, originada pelo próprio organismo, ou pela exposição a fatores externos, como poluição, toxinas ambientais, corantes, conservantes, agrotóxicos, migrantes de embalagem, medicamentos, produtos químicos domésticos, etc) que é realizada naturalmente pelo nosso corpo. Porém, alguns alimentos auxiliam nesse processo e potencializam essa eliminação, além de favorecer o retorno ao funcionamento adequado do corpo.

As verduras, vegetais e a alguns legumes são importantíssimos neste processo para eliminar os excessos alimentares do nosso organismo. Alimentos como a rúcula, acelga, agrião, espinafre e couve, auxiliam o corpo a expelir, colocar para fora, as toxinas indesejadas, principalmente aquelas concentradas no fígado pelo excesso de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

Já citamos em outros artigos, por exemplo, que os brócolis, a couve e o repolho conseguem, até mesmo, neutralizar toxinas presentes nas fumaças do cigarro, auxiliando nosso corpo a produzir mais enzimas importantes para todo esse processo de desintoxicação. Alimentos que contenham betacaroteno também são importantes para limpar o corpo das toxinas pesadas. Aqui, a cenoura é bem indicada.

Para garantir uma boa desintoxicação das festas de final de ano, precisamos ingerir também alimentos carregados com antioxidantes e, de preferência, aqueles que contenham enxofre, que é ótimo para agir contra diversas toxinas que circulam pelo nosso organismo. O nabo, por exemplo, é ótimo nesses casos por conter enxofre e outros antioxidantes. O alimento também apresenta glicosinolatos, um fitonutriente capaz de movimentar as enzimas de desintoxicação do nosso corpo.

Você também precisa considerar a beterraba, ótima aliada nesse processo. Isso porque ela possui boa concentração de zinco, cálcio, magnésio e ferro, além de ser rica em vitaminas C e betacaroteno, além das vitaminas B3 e B6.

Os alimentos mais fáceis de serem encontrados no mercado e com maior poder para eliminar as toxinas são a maçã, a cebola e o brócolis. A cebola, por exemplo, ainda irá contribuir para reforçar e proteger o sistema imunológico intestinal, assim como os cereais, o alho, o alho poró, o mel e as frutas, que veremos melhor logo à frente.

Os nutrientes chaves para que ocorra de forma adequada esse processo são: Vitaminas: B1, B2, B3, B12, ácido fólico, C, fosfatidilcolina, carotenoides, A, E e coenzima Q10; Minerais: Magnésio, Molibdênio, selênio, cobre, zinco, manganês, fósforo e enxofre; Flavonoides, compostos polifenoicos, BCAA, serina, metionina, taurina, glutamina, glutationa, cisteína e glicina e os fitoquímicos presente nas brássicas (couve, couve-de-bruxelas, repolho, brócolis, rabanete, rúcula), alho, limão, tomate, melancia, goiaba, alecrim, tomilho, café, cereja, erva mate.

Beba muita água!

Outra boa dica para eliminar os excessos é priorizar alimentos que contenham bastante água. A boa hidratação será determinante para que você acelere esse processo. Neste caso, alimentos como o pepino, por exemplo, que apresenta até cerca de 95% de água, irão ser bons companheiros para vencer essas toxinas e alcalinizar o organismo novamente.

Quantas vezes você acordou com aquela ressaca e só pensou em uma coisa: água! A água deve ser uma das prioridades da sua vida se você busca um processo farto de desintoxicação após ter abusado nesta virada do ano. A água é uma das principais aliadas do nosso corpo na hora de hidratar e eliminar as toxinas do organismo.

O correto é bebermos água durante as festas e após pelo menos, 2 litros de água por dia. Experimente fazer um bom suco de maçã com gengibre e hortelã e sentirá, em poucos minutos, os efeitos benéficos. Se você gosta de chá, aproveite essa época do ano para consumi-los, eles possui nutrientes antioxidantes e fitoquímicos que ajudam as enzimas a transformar toxinas em moléculas menos tóxicas e descartáveis.

DICA

Os alimentos como verduras e frutas amarelas ou alaranjadas, como cenouras, frutas cítricas ou damasco, combatem os radicais livres e ajudam a reforçar as defesas antioxidantes das células.

Frutas são essenciais

Assim como o pepino, frutas são fartas de água, o que é determinante para “enxugar” as toxinas do corpo. Estão repletas de antioxidantes, nutrientes, fibras e vitaminas que serão importantes também para repor as energias. São ótimas para digestão de um organismo já sobrecarregado.

As frutas cítricas e vermelhas dispõem de boa capacidade antioxidante. Os alimentos cítricos são indicados porque substâncias cítricas ajudam o corpo a liberar mais as toxinas e também favorecem o processo de digestão, aumentando a capacidade das enzimas em nosso sistema digestivo. Então, agora que você sabe disso, por que não preparar aquela limonada para a próxima refeição? O suco do limão é ótimo amigo do fígado durante o processo de limpeza e digestivo.

O que evitar após a fartura das festas de fim de ano

Preste muita atenção no consumo de sal nesta fase; quando consumido, ele irá dificultar a eliminação das toxinas, ou você nunca escutou dizer que o sal “retém líquidos?” Note que, nesta fase, precisamos eliminar, e não guardar ou armazenar. Auxilie uma melhor digestão mastigando bastante os alimentos.

Volte a rotina de atividade física

Devido todos os eventos e viagens muitas pessoas param de realizar atividade física e ela é essencial para manter o corpo em equilíbrio, principalmente após as festas, já que ajuda a manter o metabolismo funcionando, evita que o “excesso” consumido de acumule. Se parou durante esse período o principal é não desanimar e voltar a se mexer. Comece o ano buscando novas atividades físicas, isso também ajuda animar e retornar a rotina.

Por fim, não se esqueça que mesmo que tenha abusado durante o final de ano, o importante é retornar e não desanimar, e use os ingredientes chaves para que máquina do corpo volte a funcionar adequadamente. Feliz Ano Novo!

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !