Dia nacional de combate ao colesterol alto – 8 de agosto

Dia nacional de combate ao colesterol alto – 8 de agosto

Uma das formas de armazenar e transportar gordura no nosso corpo e através do colesterol. Mas o que é colesterol? Ter colesterol aumentando e bom ou ruim?

O colesterol é precursor de hormônios, vitaminas, como a vitamina D, como também é importante constituinte das células do corpo e enzimas importante para o funcionamento adequado do corpo.

Sendo assim, é importante ter colesterol no corpo o problema quando ocorre um desequilíbrio das 2 moléculas mais importante do colesterol que são o HDL e o LDL.

Colesterol alto e suas consequências

O HDL considera “colesterol bom”, remove o excesso de colesterol do sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Já o LDL “colesterol ruim” é responsável pela formação das placas de gordura quando está em excesso no sangue, o prejudica a passagem do sangue e pode levar às doenças cardiovasculares como aterosclerose, Infarto e AVC.

Através de uma exame de sangue simples conseguimos avaliar como estão essas duas moléculas como também o colesterol total e o triglicerídeos, importante está em equilíbrio para saúde do corpo e do coração.

O aumento do colesterol é uma doença silenciosa e sem sintomas aparentes, somente quando ocorre o entupimento das vasos sanguíneos e em um susto de ter infarto e AVC.

Alimentação ajuda a combater o colesterol alto?

Os fatores mais importantes para prevenção das doenças cardiovasculares de aumento do colesterol ruim é mudança de estilo de vida. Como:

  • Alimentação adequada – evite industrializados, principalmente rico em gordura saturadas, biscoitos, doces industrializados, comidas congeladas prontas como hambúrguer, pizza, fast food;
  • Mantenha a saúde intestinal com consumo de fibras (essenciais para ajudar na eliminação do colesterol), consuma aveia, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha) , cereais integrais, frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e frutas;
  • Use alimentos fontes de ômega 3 – importante protetor de doenças cardiovasculares, como sardinhas, atum, chia, linhaça;

Como previnir o colesterol alto?

* Mantenha peso adequado, evite a obesidade (fator de risco para aumento do processo inflamatório do corpo que favorece a formação das placas de gordura).
* Não fume – causa irritação do vaso sanguíneo e favorece a formação da placa de gordura.
* Realize atividade física regular – além de prevenir o aumento do colesterol LDL, ajuda a manter o colesterol HDL (bom) mais alto que previne doenças cardiovasculares.
* Atenção consumo de bebida alcoólica – fator importante para aumento do colesterol.

Existe uma parcela da população que apresenta fatores genéticos para esse aumento, essa população além dos fatores modificáveis deve fazer acompanhamento médico mais de perto.

Todos esses fatores são modificáveis e depende somente de vocês para ocorrer, busque ajuda e não deixe a “desculpa” fazer com que os hábitos saudáveis não entrem na sua vida por preguiça, “falta de tempo” ou medo de fazer mudanças.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

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