Aveia: saiba os benefícios para a sua saúde

Aveia: saiba os benefícios para a sua saúde

A aveia (Avena sativa L.) destaca-se entre os cereais integrais por fornecer aporte energético e nutricional equilibrado e contem em sua composição proteína, gorduras, vitaminas e minerais indispensáveis ao organismo humano e, principalmente se destaca pela sua composição de fibras alimentares.

Aveia em Flocos, farelo, farinha de aveia e flocos finos, são os diferentes tipos que encontramos no mercado. Mas o que a ela possui de beneficio para saúde? Qual a melhor forma de consumir? Onde posso colocar no meu dia a dia?

Nutrientes

A aveia possui vitaminas do complexo B como vitamina B6, B1, B2, B3 importantes para as funções vitais do corpo como o metabolismo e a produção de energia, também para o funcionamento do sistema nervoso, além de ser muito requerida em momentos de estresse, perda de peso e doenças.

Além disso, ela é fonte de magnésio e cálcio importantes para saúde cardiovascular já que esses nutrientes desempenham função na adequada contração dos músculos como o coração. Ela também possui a Betaglucana (fibra solúvel) presente que ajuda a reduzir o colesterol.

O teor de fibras da aveia em flocos em 100 g é de 9,1 g sendo esse teor importante para a constipação ou “prisão de ventre”, já que as fibras atraem água e incham fazendo com que as fezes fiquem maiores e mais volumosas, isso ajuda a estimular receptores de distensão na parede do intestino, estimulando os movimentos peristálticos e ajudando a eliminação das fezes.

Além disso, o teor aumentando de fibras ajuda na saciedade e com isso muito favorável para ajudar na perda de peso.

A aveia em flocos, nada mais é do que inteira prensada, já o farelo é feito da parte externa e que contem mais fibras, a farinha é feita a partir do processamento dos grãos com isso diminui o teor de fibras e nutrientes e aumenta de carboidratos, sendo assim pelo teor de fibras o farelo de aveia em flocos são as melhores opções.

O teor de fibras da aveia para algumas pessoas pode não ser benéfica como no caso dos pacientes com diarreia ou doença inflamatória intestinal em fase ativa e colite.

Aveia e celíacos

A aveia pode conter glúten ou traços do mesmo já que no seu processo de fabricação desde o plantio até estocagem pode ter contato com alimentos fonte de glúten e ser “contaminada”, sendo assim, para pessoas com Doença Celíaca é importante certificar a procedência da aveia e ler os rótulos.

É importante lembrar que a ingestão de água e essencial para o bom funcionamento das fibras da aveia, caso contrario poderá fazer efeito constipante e piorar a “prisão de ventre”.

A aveia pode ser utiliza de diferentes formas, as formas mais comum é adicionada em frutas, iogurte, mingau e vitaminas. Além disso, podemos fazer várias receitas com a aveia como pães, panquecas, biscoitos, tortas e bolos.

Confira essa Receita de pão de amêndoas com damasco e castanhas que utiliza aveia e fica uma delícia!

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

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