Amamentação e os benefícios para a saúde bebê

Amamentação e os benefícios para a saúde bebê

A amamentação é momento único entre a mãe e o bebe, em que ocorre a criação do vinculo como também essencial para saúde do bebe como a saúde materna.

Durante a amamentação já sabemos que a mãe é protegida contra câncer mama e ovário, diabetes tipo 2, além de ser um contraceptivo natural, evitando gravidez seguidas.

Importância da amamentação

Para o bebê a amamentação é de extrema importância já que o leite materno contém várias células imunologicamente ativas, como os fatores de proteção contra infecção na infância e alergias alimentares.

E um estímulo o desenvolvimento adequado das funções do organismo da criança, aumentando a inteligência, reduzindo as chances de sobrepeso e obesidade infantil.

Sendo assim, o objetivo principal da alimentação da mãe que amamenta é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para sua saúde do bebê como materna.

Nutrição e amamentação

Uma mãe saudável, bem nutrida, tem mais chances de amamentar plenamente, com sucesso. A ingestão de líquidos é muito importante para garantir a boa produção de leite, de 2 a 3 litros de água devem ser ingeridos para garantir uma boa produção de leite.

Além disso, encontre uma posição adequada e confortável na hora de amamenta, a “pega” correta do bebê no peito é essencial para sucesso da amamentação:

  • a boca do bebê deve está bem aberta;
  • o queixo está tocando o seio;
  • lábio inferior virado para fora;
  • há mais aréola visível acima da boca do que abaixo;
  • o bebê deve abocanhar toda aréola e ao amamentar você não pode sentir dor;

Alguns nutrientes no leite materno são afetados pelo estado nutricional materno e o que a mãe consome, sendo as vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, B6 e B12) , colina, vitamina A, vitamina D, selênio e iodo. Já acido fólico, cálcio, ferro, cobre, zinco não são afetados pelo estado materno.

Aliemntação durante a amamentação

Sendo assim, utilize como base das refeições vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras (como peixes fonte de ômega 3 e proteína), frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes…) para manter todos os nutrientes em equilíbrio.

Avalie com um profissional de saúde a utilização de alguns suplementos específicos para esse momento e para cada mãe.

Evite grandes quantidades de café, chá preto, chocolate e não consumo alimentos com corantes, com glutamato monossódico, alimentos light e diet, adoçantes artificiais, como os industrializados e prefira os alimentos orgânicos e de produção regional.

Não fume e consuma bebidas alcoólicas e não utilize medicamentos sem orientação médica, pois algumas drogas podem ser transmitidas para o leite.

Alguns tabus não são verdadeiros como cerveja é bebida alcoólica e é um mito acreditar que ela aumenta a produção de leite, sempre pergunte ao seu obstetra ou nutricionista sobre qualquer dúvida.

O poder do leite materno

Fique tranquila seu leite é completo! Lembre-se de que não existe leite fraco. Cada mamada tem a duração mínima de 15 minutos, podendo ir até 30 minutos e observe se o bebê está satisfeito.

Quando voltar a trabalhar faça um estoque de leite ordenhando e armazenando na geladeira por até 12 horas ou no congelador ou freezer por até 15 dias.

Lembre-se que para o sucesso da amamentação deve-se criar um ambiente tranquilo, com apoio familiar, tendo a mãe uma boa alimentação e como ótimo consumo de água e que o bebê faça a “pega” correta.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !