Alimentos e hábitos capazes de auxiliar no combate ao colesterol ruim

Alimentos e hábitos capazes de auxiliar no combate ao colesterol ruim

“Uma alimentação saudável é fundamental para controlar os níveis de colesterol”. Para isso, é preciso seguir uma dieta equilibrada à base de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, fibras, azeite de oliva e praticar atividade física (essencial).

Alimentos que ajudam a combater o colesterol

Alguns alimentos, como abacate, peixes e laranja, colaboram na redução do colesterol ruim (LDL) e contribuem para o aumento do bom colesterol (HDL). Do mesmo modo que devemos melhorar o consumo de alguns alimentos, outros precisam ser evitados como alimentos gordurosos, excesso de carne vermelha, leite integral, queijos amarelos e frituras.

As frutas auxiliam no combate do colesterol ruim (LDL) – Goiaba, kiwi, morango e laranja que são fontes de vitamina C são aliados da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura. Nessas frutas encontram-se substâncias antioxidantes que auxiliam na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim), pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

O abacate, por exemplo, beneficia o combate colesterol ruim (LDL). Ele é rico em gordura monoinsaturada e auxilia no aumento do bom colesterol (HDL).

Peixes e ômega 3

As gorduras insaturadas, encontradas em peixes, colaboram na redução dos níveis de triglicerídeos. Os peixes são fontes de ácido graxo e ômega 3, tipo de gordura boa e insaturada, auxiliam no controle e redução dos níveis de colesterol total do sangue, além de reduzir a formação de coágulos e colaborar com a prevenção das doenças cardiovasculares.

Os alimentos como aveia e linhaça melhoram a circulação e inibem a absorção de gordura. A aveia em especial, contém fibra solúvel que retarda o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, promovendo uma sensação maior de saciedade no organismo, além de atuar no controle da glicemia. E a linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 (essencial).

As nozes e castanhas também possuem grandes quantidades de antioxidantes responsáveis por combater o envelhecimento celular, sendo a arginina, presente nestas sementes, um importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas.

A alimentação saudável acompanhada de atividade física regularmente, são essenciais para a manutenção da saúde dos indivíduos.

Sobre Caroline Vallinhos

Nutricionista clínica e funcional, com 7 anos de experiência em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico. Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes industrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
CRN3: 37006
Facebook: NutricionistaCarolineVallinhos

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