Alimentação saudável, melhor remédio para a sua saúde

Alimentação saudável, melhor remédio para a sua saúde

Seguir uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes, antioxidantes e vitaminas podem prover vida longa e com saúde.

Para alcançar equilíbrio entre saúde do corpo e da mente são necessárias mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida. Conciliar exercícios físicos com uma reeducação alimentar e incluir atividades que possam trazer mais bem-estar à sua vida, são pontos importantes para conseguir esse equilíbrio.

Quais alimentos incluir e evitar?

Consumir alimentos ricos em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, verduras, legumes, juntamente com carboidratos e proteínas, ajudam a evitar várias doenças, como hipertensão e obesidade, e a ainda podem controlar os níveis de glicose e colesterol. E evitar alimentos gordurosos, principalmente os ricos em gorduras saturadas e trans, como por exemplo, biscoitos recheados, sorvetes cremosos, frituras, evitar o consumo excessivo de açúcar e sal, são formas de se manter uma vida mais saudável.

Outro ponto também é procurar incluir alimentos que promovam mais saúde como os que contenham antioxidantes, pois são aliados para proteger o organismo. Os antioxidantes combatem e neutralizam a ação dos radicais livres, trazendo com isso vários benefícios como a melhora da imunidade, prevenção de cânceres, doenças cardiovasculares, além de retardar o envelhecimento.

Aumentar alimentos integrais, como pães, torradas, aveia, e incluir mais vezes na dieta alimentos como amêndoas, sementes de linhaça, batata-doce, iogurtes desnatados são recomendados para se ter uma dieta mais balanceada, aumentado assim a qualidade de vida. Frutas, legumes e verduras de acordo com a divisão da pirâmide alimentar são alimentos reguladores, portanto deve conter sempre na alimentação.

E nunca esquecer…

Hidratação! A água deve estar presente constantemente no dia-a-dia.

Coma de três em três horas

O estômago, em geral leva de 2 a 3 horas para esvaziar, por isso se deve alimentar-se de 3 em 3 horas, pois seguindo essa duração o corpo estará mais saciado e não sentirá necessidade de ficar “beliscando” algo ao longo do dia. Evitar ficar muito tempo sem comer fará com que não exagere nas próximas refeições, então nos lanches intermediários inclua frutas, iogurte desnatados ou biscoitos integrais, são opções práticas e fáceis.

Então, que tal incluir mais alimentos saudáveis e menos medicamentos em sua vida? Com certeza sua saúde agradece e agradecerá sempre!

Sobre Samanta Lima

Formada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu em 2013, com especialização em Nutrição Clínica com foco em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em 2016. Nutricionista clínica do Hospital e Maternidade Paranaguá (2014-2015), Aprimorada pelo curso de extensão profissionalizante de nutrição clínica em cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, estagiária em nutrição clínica pelo Hospital Nipo-Brasileiro, estagiária pelo Grupo de Soluções em Alimentação – GRSA com atuação realizada em cozinha industrial, estagiária em saúde coletiva pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia com atuação realizada em atendimento ambulatorial. Atuando em nutrição clínica e esportiva.
CRN3: 41721 email: [email protected]

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Comentários

  1. Carlos Alberto says:

    Excelentes dicas!! Para nós bombeiros e de fundamental importância o equilibrio entre a alimentação e o condicionamento físico… Obrigado e parabéns pelo artigo!!

    • Equipe Comidamiga says:

      Obrigado pelo comentário, Carlos Alberto! Muito importante para nós saber que os nossos artigos são positivos para vocês! 🙂