Açúcar refinado causa dependência química, você sabia?

Açúcar refinado causa dependência química, você sabia?

Que o consumo em excesso de açúcar refinado faz mal a saúde e contribui para o aumento de peso, todo mundo já sabe. No entanto, os malefícios causados por este item tão comum na culinária do dia a dia vão muito além disso. Especialistas afirmam que a substância aparentemente inofensiva é capaz de agir diretamente no cérebro e causar dependência química, assim como o álcool, o cigarro e outras drogas.

Estudos indicam que a ingestão de açúcar aciona os mesmos locais do cérebro que recebem as informações de prazer, causando um sensação de recompensa. É isto que explica a vontade de comer um docinho naqueles momentos de tristeza. No entanto, conforme o corpo se adapta à substância, o organismo libera cada vez menos dopamina, e para conseguir o estímulo desejado, é necessário aumentar o consumo.

Açúcar refinado, o açúcar dos industrializados

O problema não está somente no açúcar refinado que adicionamos em bebidas e doces e sim nos alimentos industrializados que chegam no mercado com um teor altíssimos de açúcar para realçar o sabor e deixar mais atrativo.

Sorvetes, sucos de caixinha, achocolatados, cereal matinal, refrigerantes são exemplos de alimentos com quantidades enormes de açúcar adicionados. Além disso, muitas vezes nos ingredientes desses alimentos não se encontra o nome açúcar na sua composição mais dos seus derivados, xarope de glicose, xarope de milho, maltodextrina, açúcar invertido, que também tem o mesmo efeito que o açúcar refinado no corpo.

Todo esse consumo exagerado de açúcar leva a um aumento das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade, incluindo também acometimento desses doenças em crianças.

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !