Abacaxi e seus muitos benefícios para a saúde

Abacaxi e seus muitos benefícios para a saúde

Sabe quando você olha para a prateleira o supermercado e pensa: “como o abacaxi é diferente dos outros alimentos!”; pois é! E não podia deixar de ser assim para uma fruta com tanta personalidade, não é mesmo? Aliás, você já viu uma fruta tão versátil, e que pode ser usada em pratos salgados, doces, e que ainda traz benefícios para a saúde?

A fruta vem do continente americano, especificamente do nosso país, o Brasil, e também do Paraguai. Mas ele não ficou conhecido no mundo inteiro apenas por decorar os cabelos de Carmen Miranda em suas apresentações no exterior. Rapidamente o mundo compreendeu que aquele fruto refrescante era composto por betacaroteno, vitaminas A, B1, C, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, além de muitos outros atributos benéficos para a saúde.

Abacaxi para auxiliar a digestão

O abacaxi virou uma das preferências quando o assunto é auxiliar na digestão devido a presença de enzimas, como bromelina, em sua composição que atuam na quebra de proteínas, facilitando assim o processo de digestão. Somado isso, também possuem boa quantidade de Vitamina C, ajudando na geração de sucos digestivos que ajudam a desintegrar ainda mais os alimentos.

Por tudo isso, o abacaxi é considerado uma fruta muito versátil. É utilizada na preparação de xaropes, sendo bastante benéfico para prevenir gripes e resfriados. A bromelina presente no abacaxi pode atuar na tosse auxiliando a expelir o muco. Até mesmo pacientes com asma se beneficiam do abacaxi, pois ele ajuda na desobstrução de brônquios. Refrescante, ajuda evitar a desidratação; e por ser rico em fibras, também está indicado no tratamento da prisão de ventre.

Essa saborosa fruta tropical, além de facilitar a digestão e ajudar a combater resfriados, serve também como um agente que colabora para diminuição de dor em inflamação, como artrite, e ajuda o funcionamento do fígado, diminuição de inchaço, e ainda é ótimo para as afecções da garganta.

Bom para os órgãos e os ossos

Até mesmo pacientes com osteoporose buscaram na fruta uma ajuda para o fortalecimento dos ossos; isso porque ele contem magnésio, importante substância para construção dos ossos e do tecido conjuntivo. Desta forma, como não poderia deixar de ser, o teor de cálcio também encontra-se bem equilibrado no abacaxi, além da Vitamina C que, contida no alimento, possui ação antiinflamatória.

Nossa, quanta coisa, não é mesmo? O abacaxi agrada todos os públicos, é verdade. Talvez porque pode ser utilizado como opção de lanche ou sobremesa e ainda acompanhar preparações como assados, grelhados, frutos do mar, saladas, frango e outras carnes.

Ah! E aquele segredinho da vovó, antes que eu me esqueça: a enzima bromelina, presente no abacaxi, é semelhante à dos mamões que dissolvem as proteínas, sendo portanto um amaciador natural de carne vermelha ou aves.

Eu poderia ficar falando meses do abacaxi, até o final do ano, mas vale lembrar que sua época vai de setembro a janeiro!

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

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