Abacate: veja os benefícios para a sua saúde

Abacate: veja os benefícios para a sua saúde

O abacate é fruto vindo do abacateiro (Persea americana) que durante muitos anos foi considerado uma fruta não benéfica devido ao seu alto teor de gordura.

Em 100g de abacate possui 8,4 g de gordura, principalmente monoinsaturada (4,3 g) e 6 g de carboidrato e 6,3 g de fibras.

Porém, com os novos estudos verificou-se que essa fruta por conter um percentual maior de gordura, principalmente monoinsaturada, possui muitos benefícios para saúde.

Composição do abacate

O abacate é rico em ácido graxo chamado ácido oleico, que também está presente no azeite. E os estudos estão demostrando que esse composto ajuda a reduzir o colesterol “ruim” LDL e elevar discretamente o colesterol “bom” HDL (a melhor forma de aumentar o HDL é com atividade física).

Além disso, o abacate é rico em vitamina E (Tocoferol), uma vitamina lipossolúvel importante para formação das células do corpo e da pele. Desempenham também ação antioxidante, que protege essas células contra danos, tendo importante papel na saúde na pele, como também no sistema imunológico.

Essa mesma vitamina tem ação protetora nas doenças cardiovasculares, já que esse nutriente pode está relacionado a produção de agentes antioxidantes e antiinflamatórios.

Benefícios do abacate

O alto teor de gordura e fibras do abacate faz com que quando consumido ofereça muita saciedade, ótimo para pessoas com compulsão alimentar, e pessoas que desejam perder peso.

Além disso, o abacate é rico em beta sitosterol, substância que ajuda a controlar níveis do cortisol, hormônio ligado ao estresse, que quando elevados pode gerar a compulsão alimentar.

O abacate em algumas culturas é utilizado na forma salgada como Guacamole, saladas e peixes, já no Brasil é mais utilizado associado a doces (já foi muito utilizado com açúcar).

Dentro da composição mais doce podemos fazer mousse ou cremes, vitaminas ou Smoothie, sem precisar adicionar ao açúcar refinado (maléfico a saúde).

Sobre Fernanda Mululo

Nutricionista clínica pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia. Atua no atendimento exclusivo e individualizado a pacientes com diversas necessidades e objetivos. Desde de sua formação trabalha com mulheres portadoras de endometriose e em pré e pós operatório de cirurgias diversas. Nutricionista Staff do Hospital Universitário Pedro (HUPE/UERJ) na área materno infantil, trabalha também em parceria com clínica de estética e com equipe de gastroenterologista no tratamento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal. Dedica total atenção aos pacientes, permitindo a troca de experiências para o avanço no tratamento ou na mudança do estilo de vida.
CRN 11100927 www.fernandamululo.com.br

Compartilhe !